03

Mai

Abril - Laço Azul

03 de Maio de 2022

Em abril não quisemos deixar de relembrar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”. Bonnie W. Finney
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado. E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência. Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.
“Serei o que me deres…que seja amor”, é o Slogan da Comissão Nacional.

Partilhe a notícia:

Testemunhos Apoio Domiciliário

Foi aqui que conheci o verdadeiro conceito de instituição, as pessoas que se dedicam de corpo e alma e abraçam cada vez mais a importante missão de ajudar os outros.

Sinto-me realizada por fazer parte desta grande família.

Susana Santos

Técnica Administrativa

Últimas notícias

Apoios & Parceiros