Apresentação Misericórdia Valongo

Home Misericórdia Valongo Apresentação Misericórdia Valongo

Misericórdia Valongo

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Valongo constitui o fruto da SOLIDARIEDADE de pessoas de várias gerações.
Foram vinte homens que, no ano de 1906, fundaram a então denominada ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE DO HOSPITAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, denominação que veio a ser alterada para IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VALONGO, em 27 de Julho de 1941.


O hospital, quando iniciou a sua atividade, funcionava e prédio arrendado sito na Rua do Padrão, na casa conhecida pela Casa das Carrancas ou de S. Miguel, que existe ainda hoje. Veio posteriormente a ser instalado em terreno oferecido por aquele que foi grande benemérito da instituição e seu Provedor durante largos anos, o Sr. João Marques Saldanha.
A criação do hospital deveu-se ao facto de, então, Valongo ser considerada terra de parcos recursos, com forte predominância de gente dedicada ao amanho da lavoura.


Construído o primeiro pavilhão, veio este a ser de grande utilidade, sobretudo quando se registou a epidemia tifóide que ocorreu em 1918, a qual vitimou muitos valonguenses, entre os quais o Padre Joaquim Alves Lopes dos Reis, justamente considerado o fundador do hospital e perpetuado numa imagem em frente a este edifício.
Decorridos anos, a Mesa Administrativa decidiu-se pela construção do segundo pavilhão o qual veio a ser inaugurado em Agosto de 1952.


Perante o surto de nacionalizações operadas com o 25 de Abril de 1974, nacionalizações essas que abrangeram também o Hospital de Valongo, a então Mesa Administrativa ficou limitada à gestão do remanescente do património da Santa Casa, tendo como consequência, tomado em 1982 a iniciativa de construir um LAR para a Terceira Idade. Esta construção veio a terminar no último trimestre de 1990, tendo-se iniciado em 1991 a prestação de serviços após o dispêndio em obras, instalações e equipamento de avaliado em mais de 170 mil contos. Esta verba foi obtida com receitas provenientes de alienação de bens patrimoniais e de substanciais subsídios estatais.


Presentemente, para além do LAR com 60 camas, temos a funcionar um CENTRO DE DIA com acordo para 25 utentes, temos acordo de assistência domiciliária a 32 utentes, o CENTRO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO com capacidade para 28 crianças e CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA com capacidade para 105 crianças.

 

 

Estatutos

A Misericórdia tem os estatutos aprovados em Julho de 2015 de acordo com a nova legislação que podem ser consultados nas nossas instalações, devendo para o efeito ser contatados os serviços administrativos da Misericórdia.

Benefícios Fiscais

A Santa Casa da Misericórdia, está habilitada a receber donativos pela Lei do Mecenato, que define os benefícios fiscais para os Doadores.
Para tal deverá enviar o donativo ou comprovativo de depósito em conta para os contatos da instituição, com indicação do nome, nº fiscal e morada para envio de recibo e a valência a que se destina.


Poderá ainda consignar 0.5% do imposto liquidado (lei nº 16/2001, de 22 de Junho).

Para tal basta preencher o quadro 9 do anexo H com um X e o contribuinte: 500892849.

Como ajudar?

Saiba como pode ajudar

Entre em contacto para saber como ajudar...

Assembleia Geral

Presidente da Assembleia Geral

Agostinho Marques Rodrigues

 

 

Secretários

Maria Manuela
José Fernando Abreu



Mesa Administrativa

Provedor

Albino da Silva Martins Poças

 

 

Vice-Provedor

Rosa Maria Martins Rocha

 

Tesoureiro

José Fernando Santos Castro

 

 

Secretária

Rosa Maria Vale

 

 

Vogal

António Pais dos Santos



Conselho Fiscal

Presidente

António Moreira Castro Paupério

 

 

Secretário

Manuel António Ferreira

 

 

Vogal

José Augusto Castro Paupério



Apoios & Parceiros