A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Valongo constitui o fruto da SOLIDARIEDADE de pessoas de várias gerações.
Foram vinte homens que, no ano de 1906, fundaram a então denominada ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE DO HOSPITAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, denominação que veio a ser alterada para IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VALONGO, em 27 de Julho de 1941.
O hospital, quando iniciou a sua atividade, funcionava e prédio arrendado sito na Rua do Padrão, na casa conhecida pela Casa das Carrancas ou de S. Miguel, que existe ainda hoje. Veio posteriormente a ser instalado em terreno oferecido por aquele que foi grande benemérito da instituição e seu Provedor durante largos anos, o Sr. João Marques Saldanha.
A criação do hospital deveu-se ao facto de, então, Valongo ser considerada terra de parcos recursos, com forte predominância de gente dedicada ao amanho da lavoura.
Construído o primeiro pavilhão, veio este a ser de grande utilidade, sobretudo quando se registou a epidemia tifóide que ocorreu em 1918, a qual vitimou muitos valonguenses, entre os quais o Padre Joaquim Alves Lopes dos Reis, justamente considerado o fundador do hospital e perpetuado numa imagem em frente a este edifício.
Decorridos anos, a Mesa Administrativa decidiu-se pela construção do segundo pavilhão o qual veio a ser inaugurado em Agosto de 1952.
Perante o surto de nacionalizações operadas com o 25 de Abril de 1974, nacionalizações essas que abrangeram também o Hospital de Valongo, a então Mesa Administrativa ficou limitada à gestão do remanescente do património da Santa Casa, tendo como consequência, tomado em 1982 a iniciativa de construir um LAR para a Terceira Idade. Esta construção veio a terminar no último trimestre de 1990, tendo-se iniciado em 1991 a prestação de serviços após o dispêndio em obras, instalações e equipamento de avaliado em mais de 170 mil contos. Esta verba foi obtida com receitas provenientes de alienação de bens patrimoniais e de substanciais subsídios estatais.
Presentemente, para além do LAR com 60 camas, temos a funcionar um CENTRO DE DIA com acordo para 25 utentes, temos acordo de assistência domiciliária a 32 utentes, o CENTRO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO com capacidade para 28 crianças e CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA com capacidade para 105 crianças.